domingo, 28 de setembro de 2008

Abatedouro



Abatedouro, matadouro ou frigorífico (Brasil) é a instalação industrial destinada ao abate, processamento e armazenamento de produtos de origem animal.

A localização, operação e os processos utilizados respondem a uma variedade de conceitos, como proximidade do produtor, logistica, saúde pública e até preceitos religiosos. Mais recentemente, medidas de direitos dos animais levaram a alterações que diminuem a crueldade. Problemas de poluição por dejetos também devem ser evitados com planejamento e equipamentos adequados.

Procedimentos

Após chegar da propriedade onde foi produzido, o animal é alojado em currais de espera, onde normalmente passa a noite e recebe a primeira de uma série de inspeções sanitárias por veterinários credenciados por autoridade governamental (no Brasil, o Serviço de Inspeção Federal). Condições de baixo estresse, água corrente e barreiras visuais ajudam na recuperação da viagem. Logo após o abate, o mais rápido e indolor possivél, o animal entra numa linha de desmontagem, pendurado em carretilhas que fazem o caminho interno da industria. A retirada do sangue, lavagem com vapor e retirada de vísceras e do couro ou penas são o procedimento usual. A carcaça, após nova inspeção sanitaria, segue então para câmaras de resfriamento, entre zero e cinco graus C, para restringir contaminação por microrganismos, onde costuma permanecer por uma noite. A carne está pronta agora para receber a preparação final, conforme a destinação. É dividida manualmente, embalada, resfriada ou congelada e armazenada até seu destino final.

História
A evolução dos antigos matadouros a céu aberto, mal cheirosos e cheios de predadores, aos modernos abatedouros começou com a descoberta dos processos de refrigeração com amônia. A possibilidade de armazenar e transportar grandes quantidades de carne possibilitou retirar o abate da proximidade das cidades e leva-los próximos aos locais de produçào. A evolução da Biologia, com o estudo dos microrganismos causadores de doenças, levou a uma constante procura por mais higiene e limpeza. Hoje se encontra em um ponto de venda,por exemplo, na Europa, carne da Austrália ou Argentina, frango do Brasil, bacon dos Estados Unidos, só possível pela evolução da indústria .


Insumos
Um abatedouro moderno é grande consumidor de agua, normalmente aquecida em caldeira, e usada na limpeza e esterilização de carcaças, instrumentos de corte e no próprio edificio. As grandes câmaras frigoríficas e as unidades de refrigeração a amônia são grandes consumidoras de energia elétrica, normalmente recebida em alta tensão e transformada em cabine primária própria.

Produtos
Além da carne, seu produto de maior valor, muitos outros materiais são vendidos pelos abatedouros, como o couro, o sangue usado como insumo em indústrias químicas, o sebo, retirado em digestores de restos de ossos e gordura, a farinha de ossos, que enriquece raçòes, os miúdos, vendidos também como alimento. Como curiosidade, até cálculos biliares são vendidos como insumo para indústrias de química ou produtores asiáticos de pérolas.

Como podemos ver isso é uma nova versão dos campos de concentração de Hitler. Ou seja, esse é o novo nazismo disfarçado.